ARTIGOS, ENSAIOS, RESENHAS   

     

     

     

    A imageM naS imageNS: leituras iconológicas

     

    Antônio Jackson de Souza Brandão

     

     

    Neste artigo, apresentaremos alguns pressupostos acerca da imagem e de seu emprego ao longo dos séculos XV ao XVIII. Demonstraremos que hoje muitas informações imagéticas daquele período se perdem devido ao desconhecimento de elementos iconológicos, por isso abordaremos os métodos alegóricos e de conceitualização imagética empregados por Cesare Ripa, em sua obra Iconologia. Esta consistia em um manual multissigno, empregado tanto por pintores, escultores e poetas. Assim, a partir da obra do teórico italiano do século XVI, verificaremos a pertinência do conceito de iconologia, empregado por Panofsky,  confrontando obras artísticas  que possuem os mesmos traços iconológicos.

     

     

    ÁLBUM DE FAMÍLIA DE SALLY MANN: IMPRESSÕES SOBRE A INTIMIDADE, A INFÂNCIA E A SEXUALIDADE

     

    Jamile Ali Abdallah

     

    Este trabalho pretende apontar a fotógrafa Sally Mann como uma artista que através da arte nos traz perspectivas diferentes de olhar a vida, iremos percorrer um pouco do seu trabalho, a  procura de sentido e os conflitos que se evidenciam nos  temas que aborda tais como: crianças, família, paisagens. Suas influências e mais especificamente a polêmica que o trabalho “Imediatte Family” (1992) provocou na década de 1990.

     

    AS IMAGENS SUSPENSAS

     

    Claudia Leão

     

    Esta pesquisa investiga as memórias e as reminiscências das fotografias guardadas por senhoras de um asilo em São Paulo. Com este trabalho quero verificar a extensão dos vínculos comunicacionais e do sentimento de pertença entre as imagens suspensas e as fotografias que detêm uma memória. Minha busca propõe ainda fazer um mapeamento dos caminhos que essas imagens percorrem para se constituírem como saudades

     

    CENA E IMAGEM EM MADAME BODARY

     

    Igor Milenkovich Ávila

     

    O presente artigo propõe-se a levantar algumas hipóteses a respeito da criação de imagens em madame bovary de Flaubert  e suas relações com a noção de enunciador encontrada no romance. Pretende ainda mostrar as relações entre a cena Flaubert iana, a cena no romance contemporâneo e a cena cinematográfica.

     

    Da Intérprete de Enfermidades às Terras Não Familiares: A Ficção de Jhumpa Lahiri

     

    Gustavo Vargas Cohen

     

    Este artigo é uma introdução naïf à literatura indiana contemporânea produzida em língua inglesa. Baseado em uma série de resenhas publicadas no New York Times na última década, este trabalho se propõe a apresentar e discutir um seleto grupo de escritores indianos, com especial ênfase a Jhumpa Lahiri e a duas de suas coletâneas de contos, Interpreter of Maladies (1999) e Unaccustomed Earth (2008).

     

    DE ATLAS A TIO SAM:  IMAGENS (E VOZES) QUE SE REPETEM SEM SE REPETIR

     

    Wilson Chequi

     

    O objetivo deste artigo é investigar que outras “vozes” também falam no discurso que é veiculado pela presença de uma imagem ícone da cultura americana e uma manchete na capa de uma tradicional revista norte-americana. À luz da Análise do Discurso de linha francesa, também com base na noção de “dialogismo” de Bakhtin, este artigo procura demonstrar o caráter heterogêneo de todo texto, seja ele verbal ou não-verbal.

     

    DIÁRIO DE LUTO DE ROLAND BARTHES OU A ESCRITA DO FRAGMENTO

     

    Rodrigo da Costa Araújo

     

    Leitura/resenha do diário de Roland Barthes [1915-1980]. No dia seguinte ao da morte da sua mãe, a 25 de Outubro de 1977, Roland Barthes começa um Diário de Luto [2009]. Trata-se de uma obra produzida um ano antes da morte do semiólogo, e publicada somente agora, trinta anos depois. Fragmentário e bordando arabescos em torno do vazio, esse diário é composto por notas dispersas e breves, onde a reflexão dominante é a obsessão pela figura desaparecida; a devoção e a dor; mas, também, a reflexão sobre a própria noção de gênero.

     

    Dos estados de alma da personagem: análise semiótica

     

    Rosália Maria Netto Prados

     

    Este trabalho trata de uma análise semiótica do texto literário, segundo a Semiótica das paixões, para o estudo dos estados de alma da personagem. Segundo a metodologia semiótica, objetivou-se a análise das relações intersubjetivas, objetos de valor e os percursos dos sujeitos, polemicamente estruturados pelos percursos dos anti-sujeitos, para a descrição de valores subjacentes aos processos discursivos.

     

    ELMER RICE: UM OLHAR EXPRESSIONISTA

     

    Regina Garkauskas Umaras

     

    O presente artigo pretende mostrar um estudo das características e recursos do teatro expressionista e quais deles se apresentam nas obras "The Adding Machine" e "The Subway" escritas por Elmer Rice, verificando, também, os objetivos do autor nestas duas obras.

     

    JAZZ E CRIME ORGANIZADO EM KANSAS CITY

     

    Elder Kôei Itikawa Tanaka

     

    Este ensaio busca analisar a problemática relação entre o jazz e o gangsterismo em Kansas City (1996), de Robert Altman. Por meio da análise da sequência final do filme, traremos um panorama histórico sobre o tema e investigaremos como a ligação entre produção musical e crime organizado se estabelece na construção formal do filme.

     

    LA REMONTÉE DES CENDRES: O POETA ÁRABE COMO CALÍGRAFO DO MUNDO. TAHAR BEN JELLOUN

     

    Cláudia Falluh Balduino Ferreira

     

    O presente trabalho é uma análise do modo de formação de uma poética especificamente árabe provinda dos estratos da obra do escritor marroquino de expressão francesa Tahar Ben Jelloun La remontée des Cendres, seguida de Non Identifiés, poemas escritos sobre os mártires da guerra do Golfo. A análise desses dois poemas se realizará através da fenomenologia que, servirá como o vetor explicativo do modo pelo qual o poeta se apropria da arte caligráfica, os absorve e os transforma criando uma poética particular, exclusiva, clara e distintamente árabe.

     

    LETRAS SAGRADAS

     

    Anderson Borges Costa

     

    Sagração do Alfabeto é um livro que, através de sonetos, conduz o leitor pela História - dos homens e das letras.  A escritora gaúcha Leonor Scliar-Cabral faz um belo trabalho que une som e letra em uma melodia poética que remete aos primórdios da civilização. Escrito em português e vertido para o espanhol, francês, hebraico e inglês.

     

    Literatura, Fotografia e o Retrato da Modernização de Paris, a Capital do Século XIX

     

    Marcos Fabris

     

    Este artigo pretende discutir as relações entre literatura e fotografia no âmbito dos processos de modernização que se iniciam na Paris do século XIX, tecendo comentários sobre a produção do fotografo francês Eugène Atget e o Naturalismo de Émile Zola.

     

    O PAPEL DAS IMAGENS NO ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA

     

    Carla Jeane Silva Ferreira e Costa

     

    Marco Antonio M. Costa

     

    É cada vez mais visível nos livros didáticos (LD) de línguas a presença de textos que abordam assuntos que refletem a sociedade contemporânea permeados de imagens que ilustram esse panorama. Nesse contexto, o presente trabalho discute a relevância da exploração das imagens nos textos utilizados  no ensino de leitura em língua inglesa, tendo como objeto de estudo a seção Reading do LD do 5º Estágio da Coleção Hello!.

     

    POEMAS, MÚSICA E CONTEMPORANEIDADE: IMAGENS DE UMA DIALOGIA MELOPOÉTICA

     

    Robson Coelho Tinoco

     

    Marília de Alexandria

     

    Sob a dialogia contemporânea de uma linguagem musical-poética se estrutura uma proposta interartística, também, educacional, centrada em elementos relacionando literatura e arte musical (popular e clássica). Nesse atual contexto social de globalização hiperfacetada e informações multissemióticas, o indivíduo(aluno) pode perceber a devida relação dessa integração artística e, nela, a percepção da musicalidade implícita nos versos de poemas possibilitará que eles sejam apreendidos, também, como elementos melopoéticos. 

     

     

    REGARDE DE TOUS TES YEUX: OS PINTORES EM LA VIE MODE D'EMPLOI

     

    Renata Lopes Araujo

     

    Partindo do princípio de que o conceito de realismo no qual se baseava a escritura de Georges Perec teria sido, pelo menos em parte, criado a partir da pintura, pretendo discutir nesse artigo a relação estabelecida pelo escritor entre literatura e artes plásticas, e o modo como esse diálogo aparece em um de seus textos mais conhecidos, La Vie mode d’emploi. Para tanto, analiso os pontos de contato entre a poética perecquiana e os procedimentos empregados por dois pintores presentes nesse texto, Franz Hutting e Vladislav, tentando identificar neles elementos importantes para Perec, tais como a ligação entre os artistas e seus antecessores e também o jogo com o público.

     

     

    THE IMPORTANCE OF THE SYMBOLS IN THE ENGLISH PATIENT: AN ESSAY

     

    Maria Cristina D. G. Bessa Lima

     

    Água, vento, fogo e o deserto são símbolos recorrentes no romance O Paciente Inglês, de Michael Ondaatje. Como esses símbolos estão direta ou indiretamente ligados aos personagens mais representativos e às diferentes situações, este ensaio busca demonstrar que o conhecimento dos significados simbólicos desses elementos permite ao leitor uma compreensão mais aprofundada do texto e o acesso às sutilezas da elaboração da obra.

     

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