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DR. NO, KINGSMAN, E O OUTRO NÃO-HEGEMÔNICO: O CINEMA COMO UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO CRÍTICO EM AULAS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

 DR. NO, KINGSMAN, AND THE OTHER NON-HEGEMONIC: THE CINEMA AS A PROPOSAL FOR CRITICAL LETTERING IN FOREIGN LANGUAGE CLASSES

 

Daniel de Mello Ferraz

Gabriela Hikari Tomizuka

 

Desde a pedagogia crítica de Paulo Freire (1970), o conceito de língua e ensino de língua (materna e estrangeira) vem sendo reconfigurado de modo a não se focar tanto nos seus aspectos estruturais, mas reconhecendo-a como uma prática social situada em um contexto sócio-histórico específico. Mais do que saber ler e escrever, o indivíduo letrado precisa ser capaz também de interpretar o que é lido, fazer relações com outros materiais, e assumir uma posição crítica em relação ao que está lendo (MONTE MÓR, 2019). Nesse sentido, este artigo propõe que os professores de inglês repensem suas práticas educativas de modo a integrar o Letramento Crítico em suas aulas. Junto a isso, investigamos como isso pode ser feito através da exibição de filmes populares, de modo a problematizar como se dá a representação do Outro não-hegemônico no cinema americano/britânico.

    

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