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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO NA REDE SOCIAL FACEBOOOK: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

 

Maria de Fátima Furtado Baú

 

Este estudo tem por objetivo apresentar de que forma a rede social Facebook pode contribuir com a leitura e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa. Nesse sentido, este trabalho relata o uso do Facebook como suporte virtual num projeto de leitura e produção de textos do gênero artigo de opinião. A principal premissa deste estudo sustenta-se no princípio de que por meio da colaboração e da interação, as redes sociais, em especial o Facebook, podem contribuir com a construção do conhecimento dos alunos e dos professores. Para tanto, esta investigação analisa os dados de uma experiência de uso do Facebook como ferramenta pedagógica em uma escola da rede pública da periferia de Goiânia. Para isso, a professora responsável pelo projeto criou um grupo no Facebook onde os alunos poderiam postar suas produções textuais, comentar as produções dos colegas, bem como promover debates extraclasse em torno dos temas propostos para discussão. Percebemos, entre outros aspectos, que a interação dentro de um ambiente virtual contribui para a formação do conhecimento, bem como para a construção de uma identidade mais interativa.  

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