artigo
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A EJA: BUSCANDO CAMINHOS
PEDAGOGICAL PRACTICES FOR EJA: SEARCHING PATHS
Maria Carolina C. Cunha Carneiro
Daniella Barbosa Buttler
Cássia Regina Gonçalves dos Santos
Desde a implementação da Base Nacional Comum Curricular (2018), que estabelece as aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas na escola básica, muito têm se falado sobre a mudança de postura, tanto do professor na gestão de suas aulas, bem como dos estudantes, com a ênfase no protagonismo estudantil. É mais premente ainda pensar, que todo este contexto está alicerçado no desenvolvimento de competências e habilidades. Neste sentido, a busca por estratégias e metodologias alternativas que complementam o material em sala de aula e estimulem a participação dos estudantes é fundamental. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a criação de materiais pedagógicos que possam contribuir para o desenvolvimento das competências explicitadas na BNCC, bem como auxiliar na recomposição das aprendizagens comprometidas ao longo da trajetória escolar. Esta proposta se insere no contexto da ludicidade, da inserção dos jogos e brincadeiras para a Educação de Jovens e Adultos..