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DECORRÊNCIAS DO EFEITO NORMATIVO NA LEITURA DE IMAGENS

RESULTS FROM THE NORMATIVE EFFECT ON IMAGE READING

 

Luciano Marra

 

A pesquisa revela a origem do erro de julgamento após a apreensão de imagens divulgadas por canais midiáticos de amplo alcance. Fez a conciliação entre a liberdade ontológica da consciência, teoria esquematizada pela fenomenologia francesa, com Sartre e Merleau-Ponty, coadunada com o efeito na produção de estratos sociais por meio da indústria cultural, referência direta a Adorno. A proposta, em termos de saber acumulado, revelou que os desvios se originam precisamente nos casos das regularidades forjadas por objetos culturais. As imagens, como são objetos evocativos por artifício, requisitam informações do imaginário de quem as percebe para ganhar sentido e, como também não são eventos naturais, são de ordem mítica, narrativas fictícias onde há uma defasagem informacional entre signo e significado, alcançam induzir a erro. Para ilustrar, foram selecionados três casos emblemáticos, o caso dos truques infantis de mágica com luzes, o caso do concurso por semelhança, em que a cantora Dolly Parton perdeu para terceiros e um caso de racismo recente sobre o Papai Noel branco. Deduzimos que a maioria dos equívocos de percepção envolve a passagem do universo descritivo para o normativo, principalmente durante a apreensão particular de objetos culturais, onde o efeito normativo permite a infiltração do equívoco para reprodução ideológica.

    

    

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