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A POESIA INFANTIL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES

 CHILDREN'S POETRY IN CONTINUING TRAINING OF LITERACY TEACHERS

 

José Hélder Pinheiro Alves

Albaneide Maria da Silva Félix

 

A poesia infantil está presente em praticamente todos os livros didáticos utilizados nos anos iniciais do ensino. Entretanto, sua abordagem nem sempre privilegia a dimensão lúdica e inventiva do poema. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância e o lugar que a poesia infantil ocupa na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no ciclo de alfabetização. A metodologia está pautada na análise documental de políticas educacionais que impulsionaram a formação de professores do ciclo básico, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), de 2012 a 2018, e o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba (SOMA), 2017, este último específico do estado da Paraíba. Nosso aporte teórico baseia-se em Bordini (1986), Bordini e Aguiar (1993) quanto ao método recepcional de ensino e Pinheiro (2001; 2018) sobre o ensino de poesia. Os resultados apontam que, quando o profissional de ensino tem acesso a uma formação mais ampla e permanente com o poema, sua prática se expande e alcança patamares que contribuem para formar leitores de poesia.   

    

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