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A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2018 E A POLARIZAÇÃO POLÍTICA: ANÁLISE DA IMAGEM POLEMICA DO KIT GAY E O SEU IMPACTO NO RESULTADO

 

Edney Firmino Abrantes

 

Este artigo trata da conturbada eleição presidencial do ano de 2018 que resultou na polarização política e imagética dos concorrentes na campanha eleitoral do segundo turno, entre Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores-PT e Jair Messias Bolsonaro do Partido Social Liberal-PSL. A construção e a desconstrução das imagens foram influenciadas pelos meios e técnicas de produção e reprodução, por consequência da circulação massiva nas redes sociais, em especial Twitter e Facebook, como dispositivos para difusão. Os autores utilizados serão Jacques Aumont e sua obra: “A imagem”, tecendo a relação do eleitor-espectador e seus sentidos, espaços, modos de visão e tamanho da imagem, de algo não usual, e Laan Mendes de Barros e seu trabalho: “Comunicação sem anestesia”, sendo a comunicação tomada como uma experiência sensível pensada na perspectiva do compartilhamento entre os sujeitos e suas comunidades pela polissemia da imagem e narrativas do kit gay. Ambos confluem em uma espécie de recepção em estesia, típica da presença de sensibilidade que proporcionou a aceitação de um assunto inusitado. A imagem analisada será a polêmica do kit gay e o impacto no público- alvo eleitor.    

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