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ANÁLISE CRÍTICA E REFLEXIVA SOBRE UMA EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA COM FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL

 

Gerson Heidrich da Silva

Vanessa Alves Guedes Santos

 

A proposta deste estudo foi analisar crítica e reflexivamente um trabalho socioeducativo realizado com duas famílias em situação de vulnerabilidade social, atendidas, por aproximadamente três anos, em uma ONG (Organização Não Governamental) localizada na zona sul da cidade de São Paulo. Os registros no “diário de bordo” da educadora social e pesquisadora foram fundamentais no que se refere ao material para análise, por conter informações das intervenções e avaliação dos resultados do trabalho realizado. Na apreciação desse material, constatamos ressignificações das famílias atendidas, principalmente no que se refere ao fluxo da comunicação intrafamiliar. Verificamos, também, intervenções próximas da esfera pessoal da educadora social, fator que interferiu no desenvolvimento das ações socioeducativas. Desse modo, apontamos a supervisão formativa como parte fundamental da formação continuada do educador social, buscando instrumentalizá-lo para a prática cotidiana. Isso porque, destacamos a importância do educador social ser capaz de reconhecer situações que o coloca muito próximo das condições de seus atendidos, para que possa sustentar a diferenciação necessária à construção de ações que, de fato, contribuam para ressignificações. Propiciar o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva do educador social na construção, desenvolvimento e avaliação das suas ações, o torna um sujeito capaz de favorecer transformações da realidade na qual intervém, bem como do olhar para o outro e para si. Consideramos, portanto, imprescindível a reflexão crítica sobre as ações realizadas e em desenvolvimento, fator fundamental para a construção de um sujeito singular. 

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