Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

artigo

 

O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA WEB: APONTAMENTOS SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO GÊNERO TEXTUAL

 

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Elias Lemes Gonsalves

 

O objetivo deste artigo é investigar como se configura o gênero textual anúncio publicitário. A justificativa se centra no fato desse gênero fazer parte da vida das pessoas de forma bastante cotidiana, por consequência, pode ser um adequado instrumento organizador do processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Contudo, é preciso, primeiramente, conhecer o gênero para depois transformá-lo em conteúdo escolar. O arcabouço teórico-metodológico que sustenta nossa pesquisa são os pressupostos de Bakhtin (2003) e seus estudiosos; do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009; BARROS, 2012) e dos especialistas no anúncio publicitário (MUNIZ, 2004; GONZALES, 2003). O corpus é formado por cinco exemplares de anúncios publicados na web, de produtos de abrangência nacional. Os resultados apontaram algumas características sócio-comunicativas, discursivas e linguísticas do gênero em estudo.

 

em PDF