Foto: Agência Brasil/Tânia Rêgo

artigo

 

MULTIMODAL READING ON WILLIAM BLAKE’S POEM THE SICK ROSE: A PEDAGOGICAL PROPOSAL

 

Daniela Gomes de Araújo Nóbrega

Celso José de Lima Júnior

 

Ancorado na Pedagogia dos Multiletramentos (ROJO, 2012; ROJO. Barbosa, 2015; ROJO, 2013), este estudo descreve e explica a aplicabilidade de uma proposta de sequência didática, utilizando como gênero textual o poema de natureza híbrida e /ou multimodal The Sick Rose de William Blake. Fruto de uma experiência de prática pedagógica em aulas de Língua Inglesa no curso de graduação de Letras Inglês de uma instituição pública, este trabalho discute como os poemas de William Blake podem ser utilizados nestas aulas para instigar reflexões em textos multimodais. Embora incipiente, este trabalho traz à tona a necessidade de colocar em prática, em sala de aula, o uso do componente semiótico da linguagem (ROJO, 2013; BARBOSA, 2015; ARAÚJO. LEFFA, 2016) como instrumento mediador da interpretação de textos multimodais, considerando que a leitura multimodal, cada vez mais utilizada em nosso cotidiano, precisa ser inserida em contextos de ensino-aprendizagem como forma de motivar e orientar nossos alunos em uma leitura multimodal crítico-reflexiva em língua inglesa.

 

em PDF