artigo

 

LINGUAGENS VERBAL E NÃO VERBAL: UM ESTUDO DE UM DESENHO INFANTIL

 

Débora Bernardi Grandjean Thomsen

Luci Mendes de Melo Bonini

Rosália Maria Netto Prados

 

Propõe-se o estudo de um desenho, de um cartão de aniversário, recebido por um doador do Hemonúcleo, do Hospital Amaral Carvalho, situado em Jaú (SP). Neste artigo desenvolveu-se uma pesquisa sobre signo e sentidos, em relação ao sujeito, ser de linguagem que interage com o meio em que está inserido e com o discurso subjacente ao desenho. É um estudo que tem como objetivo discutir Semiótica e a tríade que a sustenta, signo-objeto-interpretante; além de depreender o discurso educacional. São consideradas as ideias de Piaget (2002), Elias (2000), Santaella (2004), Fontana (1997) e Dondis (2007), para o desenvolvimento de uma discussão de abordagem qualitativa. Realizou-se uma interpretação das linguagens verbal e não-verbal que constituem o texto do cartão. Pôde-se observar que sua composição carrega em si, muito mais que uma mensagem de felicitações, mas um apelo pela vida.    

em PDF