Apresentação

 

Prezados amigos!

 

Eis que dezembro chegou sem pedir licença e já nos roubou alguns dias... Esses, porém, ainda se mostram cada vez mais sombrios no Brasil e não vemos luz no fim do túnel, a menos que a Democracia de fato retorne ao país, algo improvável diante das contínuas quedas de braço travadas pelos três poderes, como se tem observado a cada dia.

O povo, dessa maneira, fica à mercê do resultado desse embate entre titãs; e, como não poderia deixar de ser diferente, a cultura, a educação, a pesquisa passam a não ter valor, a menos que tragam benefícios para aqueles que querem a manutenção do caos instaurado no pós-impeachment, ou seria pós-golpe?

É sobre tal questão que se debruçará a pesquisadora Sônia Renata Rodrigues ao realizar um estudo do cenário político atual, e de seu controverso palco de disputas pelo poder, em que alianças políticas são feitas e desfeitas em um jogo contínuo de oposições.     

Ainda em relação à contestação do status quo, os pesquisadores Aryana de Sousa e Jack Brandão pretendem discutir o impacto que o grupo punk Pussy Riot provocou com sua intervenção performática na Catedral Ortodoxa russa de Moscou. Para isso, discutiram o conceito dessa estética, sua relação com a formação do grupo russo e as repercussões que sua atuação teve no contexto da sociedade russa.

Ricardo Gessner, por sua vez, aborda como Leminski construiu uma figuração de si mesmo, já que, segundo o pesquisador, o poeta cria uma espécie de personagem para poder atuar no interior da sociedade, a qual mostra-se hostil tanto ao poeta, quanto à poesia.

Já a pesquisadora Rosineia dos Santos nos brindará com o resultado de sua pesquisa de campo, envolvendo os camelôs da cidade de São Paulo, especificamente na região do Brás.

Para encerrarmos, os pesquisadores Marília Godoy, Cibelle dos Santos e Gilberto Castilho abordarão a situação das religiões que surgem no seio da colônia japonesa, como um movimento que se impõe no contexto cultural religioso brasileiro e que se encaminha por meio de valores simbólicos contrastantes aos do mundo ocidental, ligado à matéria e a ciência.

 

Saudações acadêmicas!

 

Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão

                    Editor