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O OUTRO DA EXOTOPIA NAS OBRAS O PEQUENO PRÍNCIPE

 THE EXOTOPY’S OTHER IN THE WORKS OF THE LITTLE PRINCE

 

Edson Carlos Romualdo

 Lilian Regina Gobbi Bachi

 

As diferentes materialidades textuais e os efeitos de sentido que produzem nos diversos contextos em que se inserem têm sido objeto de estudo de inúmeros pesquisadores na contemporaneidade, momento em que as adaptações de obras literárias em textos cinematográficos têm ganhado cada vez mais espaço. Assim, o presente artigo assume também este papel investigativo e tem como objetivo geral compreender como a constituição das personagens infantis da obra literária O Pequeno Príncipe, escrita por Antoine Saint-Exupéry em 1943, e na da cinematográfica de mesmo título, dirigida por Mark Osborne em 2015, as quais constituem o nosso corpus de análise, se dá a partir da exotopia. Para respondermos a esse objetivo, buscaremos especificamente: i) compreender o conceito de exotopia e como ele se aplica as mais diferentes situações; ii) analisar como a construção da criança é dada exotopicamente na construção das narrativas. Ao longo das análises, observamos que o modo como a criança se constitui nas duas narrativas perpassa o olhar o outro, é na saída de si para o outro e no retorno a si que as crianças passam a se reconhecerem de outro modo, assim, as narrativas aparentemente divergentes tornam-se convergentes, mesmo sendo produzidas e circuladas em diferentes contextos culturais, históricos e sociais.     

    

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