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IRACEMA DE JOSÉ DE ALENCAR E IRACEMA UMA TRANSA AMAZÔNICA DE JORGE BODANZKY E ORLANDO SENNA: A TRANSFIGURAÇÃO DO INDÍGENA BRASILEIRO COMO PERSONAGEM LITERÁRIO E CINEMATOGRÁFICO

 IRACEMA BY JOSÉ DE ALENCAR AND IRACEMA AN AMAZONIAN TRANSACTION BY JORGE BODANZKY AND ORLANDO SENNA: THE TRANSFIGURATION OF THE BRAZILIAN INDIGENOUS AS LITERARY AND CINEMATOGRAPHIC CHARACTER

 

Francisco Lima Baca

Claudio Cledson Novaes

 

A relação do filme de 1970, Iracema uma transa amazônica, com o romance Iracema, de José de Alencar no século XIX, permite problematizarmos um diálogo entre duas narrativas que derivam do documental ao ficcional. Os personagens das duas obras se tornam metáforas que se constituem na representação poética do projeto literário nacionalista, no caso de Alencar, e de uma personagem vinculada com a realidade distópica do indígena brasileiro num “docudrama” do século XX. A pertinência de comparar duas representações distintas nos permite uma crítica ao projeto literário no século XIX, a partir da sequência narrativa de um filme focado no século XX. O paralelo entre um romance do romantismo e um docudrama do cinema moderno reconfigura no cinema a literatura brasileira, colocando em diálogo dois períodos diferentes no tempo, mas vinculados pelo viés do problema da identidade nacional.   

    

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