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A IMPORTÂNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO SUPERIOR

 

Maria Auxiliadora Fontana Baseio    

Vanderlei Fernandes Barreto

 

O despertar para a leitura é atemporal e, portanto, deve ser incentivado a todo momento, em qualquer nível de educação. É comum observar, em várias aulas no ensino superior na área de Administração, o murmurar de alunos quando professores solicitam leituras de textos literários e, em seguida, a interpretação do conteúdo lido. Nota-se nesse cenário: falta de interesse, insegurança devido às deficiências com a alfabetização e o letramento, medo de errar - sequelas de um ensino em que, entre outros fatores, tem, no professor, a fonte do saber e, no aluno, apenas um receptor, inerte frente ao poder e à autoridade suprema do conhecimento. Tais condições sinalizam falhas no processo ensino-aprendizagem que acompanham os alunos desde a educação básica à educação superior. Este artigo pretende discutir, por meio de pesquisa bibliográfica, a importância da leitura literária no ensino superior na área de Administração. Para tanto, foram utilizadas contribuições teóricas de Antônio Cândido, Morin, Ivani Fazenda e Paulo Freire, enquanto arcabouços principais delineados nesse artigo. A leitura literária, se incentivada, possibilita ao aluno a percepção de que pode construir outras formas de compreensão, relacionando interdisciplinarmente áreas do saber na resolução de questões complexas. Em suma, a preocupação com a educação integral e a interdisciplinaridade norteará este trabalho, ressaltando a importância de o professor estimular a construção do hábito da leitura, como base fundamental para a humanização e para a formação de qualquer cidadão consciente de seu papel na sociedade. .