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AS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E DIALÓGICAS DE UMA REDE SOCIAL: O CASO DO SUCESSO DO FACEBOOK NO BRASIL

 

Patrícia Margarida Farias Coelho

Marcos Rogério Martins Costa

 

Nesse estudo analisamos a manifestação discursiva do Facebook, fazendo o cotejo entre suas telas: a de apresentação (acesso ao usuário), a principal (homepage do usuário) e a partilhada (página dos recados dos amigos do usuário) de um usuário em estágio inicial. Na análise dessas três telas, observamos as invariâncias dentro das variâncias do texto, isto é, perscrutamos as estratégias discursivas do destinador desse texto. Para tanto, utilizamos, como arcabouço teórico, a semiótica discursiva, proposta por Greimas e Courtés (2008), e os estudos de Santaella e Lemos (2010) e Santaella (2003) sobre as novas mídias e a cognição humana no pós-moderno. Como parte dos resultados, compreendemos que não temos uma mudança no signo da arquitetônica da rede social, mas na ideologia que cerca seu sistema de significação, o que auxiliou na difusão da rede social Facebook, em detrimento da Orkut, por exemplo. 

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