APRESENTAÇÃO

 

 

Prezados amigos!

É com grande satisfação que lhes apresento nosso quarto número! A alegria é ainda maior, porque dia a dia estamos nos tornando uma referência na divulgação de arte, cultura e debates de altíssimo nível, sem desprezar o pensamento, a voz e a vez daqueles que estão dando seus primeiros passos no mundo acadêmico, mas que não têm a facilidade de expor suas reflexões! Desse modo, a Lumen et Virtus continua cumprindo seu papel inicial de divulgação de ideias novas e de aprofundamento crítico.

Como não poderia deixar de ser, nosso enfoque continua sendo o papel da imagem e sua relação com o homem. Assim, o embate ontológico acerca de sua função continua: que esperamos dela? É possível ficar indiferente a sua presença? Paradigmas impostos por nossa sociedade podem ou não influenciar as pessoas, a ponto de buscarem uma autoanulação?  Será que, a partir do conhecimento de seus códigos, é possível deduzir algo sobre uma nação, seu povo ou seus costumes?

Evidentemente, há outras questões abordadas que suscitam reflexão, como o surgimento das televisões católicas no Brasil e o ambiente midiático produzido por elas; o emprego do twitter e a consequente quebra do monopólio informativo pelas grandes mídias; as bases referenciais da democracia moderna, a partir dos ideais propostos por Rousseau e das reflexões contemporâneas de Habermas; os fatores que impediram o escritor estadunidense, Richard Yate, de desfrutar de anuência da crítica e de reconhecimento popular; ou ainda, situar  Flusser, a partir de seus escritos das décadas de 70 e 90, do século passado.

Para aqueles que querem conhecer um pouco mais da cultura paulistana e sua formação como polo cultural brasileiro, vamos conhecer o papel desempenhado pelo Teatro São José, no século XIX; ou trazer à luz um grande paulistano de nosso Modernismo, Mário de Andrade, e uma análise da construção de seu Macunaíma.

Bom, desejo a todos uma ótima leitura e espero sempre contar com a colaboração de todos!

Grande abraço,

 

Prof. Dr. Antônio Jackson de Souza Brandão

                                                                        Editor