artigos

 

 

CRÔNICA, SEMIÓTICA E TECNOLOGIAS:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PÓS – MODERNIDADE 

 

José Fernando Cursino

 

 

 

 

 

 

 

 

A proposta deste artigo é discutir atividades práticas para a proficiência da leitura e da escrita em sala de aula por meio do estudo do gênero crônica. A crônica ao retratar o efêmero, o cotidiano, estabelece um vínculo com o mundo contemporâneo, no que diz respeito à fluidez das tecnologias, da cultura digital e das representações hipermidiáticas. Por sua vez, a leitura semiótica do gênero permite a análise do plano discursivo e dos valores subjacentes à leitura no aprendizado da língua materna. O objetivo, ao descrever o plano discursivo da crônica, detalhadamente, seu espaço físico-social, é proporcionar possibilidades de se discutir uma outra leitura, compreender a posição que um leitor assume diante dos fatos ao interagir com a comunidade e ao firmar traços identitários, a partir de um texto.