Artigos

      Literatura e artes plásticas: uma revisão bibliográfica do diálogo

Alberto Roiphe

 

O artigo propõe uma revisão bibliográfica do diálogo entre a literatura e as artes plásticas, tendo como foco aproximações e distanciamentos da poesia e da pintura desde a Antiguidade Clássica até a modernidade.

 

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          Miséria versus liberdade: análise interdiscursiva entre conto e depoimentos moçambicanos

       

      Édson Reinaldo Facco

       

Esse artigo visa mostrar a opressão dos colonizadores portugueses contra os membros da FRELIMO – Frente de Libertação Moçambicana, para isso se buscou analisar depoimentos de membros da FRELIMO e um conto de Luís Bernardo Honwana. Primeiramente, houve uma contextualização histórica e em seguida, uma análise interdiscursiva entre o conto “A Velhota” e os depoimentos.

 

 

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Tränen des Vaterlandes: a guerra numa leitura iconofotológica

 

    Antônio Jackson de Souza Brandão

     

      O presente artigo propõe uma nova abordagem da leitura de textos do período conhecido por Barroco e, para isso, fez-se necessário criar novos termos que correspondessem a essa expectativa: a iconofotologia e poemas fotográficos. Para que um leitor contemporâneo possa ler e compreender textos daquele período, teria de ter acesso a uma chave sígnica a que somente os leitores do Barroco tinham acesso: as iconologias. No entanto, esse referencial se perdeu, por isso temos de substituí-lo por um outro, a partir do acervo imagético-fotográfico de que dispomos hoje e que chamamos de iconofotológico. A partir dele, será possível lermos, sob o ponto de vista contemporâneo (não sob o ponto de vista seiscentista), os poemas que denominamos fotográficos.

       

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    As marcas de crioulos na narrativa de Fernando Reis

    Vera Mascarenhas de Campos

     

    Este artigo discute alguns aspectos do sãotomense, do angolar e outros dialetos de São Tomé e Príncipe, país insular africano. Tais dialetos são variedades de crioulos, falados no Golfo da Guiné, que têm o Português como língua base sendo resultantes da mistura com o Bantu, o Kwa e outros grupos bantus orientais. Atualmente, especialistas afirmam que estas variantes estiveram ligadas no passado e separaram-se devido a vários fatores, como o contato entre as línguas de portugueses e africanos e o aparecimento de novas áreas geolinguísticas.

         

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        Sobre o poético e o trágico em Yerma, de Federico Garcia Lorca

         

    Zaqueu Machado Borges Júnior

     

     

Este artigo apresenta um breve “olhar” sobre o poético e o trágico em Yerma, texto dramático de Federico García Lorca, poeta e dramaturgo espanhol. O objetivo é mostrar, sucintamente, por meio da linguagem poético-teatral lorquiana, a construção da dimensão trágica da peça, sobretudo, da personagem protagonista Yerma.

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